sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Lixão clandestino funciona perto da Secretaria de Meio Ambiente em São José

O responsável por ele é a própria prefeitura. O Governo do Estado quer acabar com as montanhas de lixo a céu aberto.


do Bom dia Rio



Um lixão clandestino pertinho da Secretaria de Meio Ambiente de São José, município da Região Serrana. O responsável por ele é a própria prefeitura. O Governo do Estado quer acabar com essas montanhas de lixo a céu aberto.



Um espaço em São José é usado como depósito de lixo, mas deveria servir apenas para transferência dos dejetos de um caminhão pra outro. E, seguiriam para o aterro de Teresópolis, que é o destino correto, de acordo com o Governo Estadual. Mas por falta de veículos que façam o transporte, o lixo está sendo acumulando.



O lixão é clandestino porque a prefeitura não tem licença do Inea pra despejar detritos no local. E bem ao lado dele, fica a Secretaria de Meio Ambiente de São José.



O cheiro no local é muito forte. E tudo a menos de 100m do principal rio da cidade, o Rio Preto.



Um exemplo que vai na contramão do estado, que lançou o projeto lixão zero, para controle de tudo que nós jogamos fora. Atualmente, a Região Serrana tem dois aterros sanitários autorizados pelo Governo do Estado. Neles, são tratadas quase 600 toneladas de detritos por dia.



O único lixão que ainda tem autorização para funcionar é o de Pedro do Rio, em Petrópolis. Foi liberado pelo Inea porque passa por recuperação.

0 comentários:

Postar um comentário