quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

RIO BOTEQUIM VAI SER INAUGURADO AMANHÃ








vai ser Inaugurado amanhã dia 01/02/2013  às 20 horas  no Bairro Estação Um Presente para os Amantes da Boa Gastronomia!  Petiscos ,Que até então era de exclusividade dos bares da Lapa,Copacabana e Outros redutos do Rio de Janeiro Agora em São José..Todas as Mesas Já Foram vendidas e Tem até um Cadastro de Reserva com 29 Nomes Tanto e o Sucesso do Evento ! Os Empresários Richard e Renan Estão ansiosos para Receber os Amigos e Clientes Que Vão Prestigiar a festa! Neste Mesmo estabelecimento Hoje Reformado Apôs a Tragedia que Afetou Nossa Cidade Foi Reduto de Um Grande Poeta da MPB O Maestro  Tom Jobim que por Muitas Vezes Parou Neste Mesmo Lugar para Tomar Sua Cerveja e Cantar garota Aguas de Março.
Ninguém resiste ao universo de tentações dos botequins. Considerados para muitos freqüentadores como verdadeiros templos sagrados reúnem petiscos e aperitivos diversos, entre eles, mandioca frita, pastéis, lingüiça, polenta, croquetes e bolinhos - ou ainda os famosos tremoços portugueses e o caldinho de feijão. Seja lá qual foi o quitute, eles formam o par ideal para a famosa loira gelada.

Foi até tema de vários livros, como o Manual de sobrevivência nos butiquins mais vagabundos", de Moacyr Luz. Até hoje é reduto de artistas e personalidades, principalmente do Rio de Janeiro. 

Os primeiros estabelecimentos surgiram entre 1910 e 1930 nos grandes centros, como São Paulo e  Rio de Janeiro. Na época da industrialização, a população urbana multiplicou e comer fora virou uma necessidade. Daí surgiram os botequins como uma ótima alternativa. A refeição era barata, rápida e, principalmente caseira, ideal para quem tinha a primeira experiência de comer fora. 

Com a repetição dos mesmos pratos surgiram alguns clássicos: caldo de mocotó, frango com polenta, rabadas e escondidinhos. Ainda bem que eles sobrevivem até hoje e não param de crescer no interior e nas capitais.

0 comentários:

Postar um comentário